O restaurante é o seu laboratório e a sua escola

O restaurante é o seu laboratório e a sua escola

A consultoria ProsperaZ é uma capacitação particular, com aulas práticas no próprio empreendimento de quem estiver sendo orientado. É só seguir a metodologia para controles financeiros, com objetivos bem claros para serem atingidos. E fazer acontecer.

 

Por se tratar de um empreendimento de gastronomia (restaurante), muitos fatos econômicos são previsíveis. Porém cada negócio tem suas peculiaridades operacionais e comerciais, o que impõem a necessidade de um atendimento presencial.

Por exemplo, os restaurantes têm políticas de prazos muito parecidas. Ou seja, o prazo médio concedido aos seus clientes de quase todos os restaurantes é muito parecido, assim com o são os prazos de rotação de estoque e os prazos obtidos com os fornecedores. Isto gera um ciclo financeiro bem parecido entre os empreendimentos deste segmento.

Mas, dependendo dos custos de cada empresa, a necessidade de capital de giro varia.

Atendimento presencial

Esta consultoria deve ser vista como uma capacitação particular, sendo que as aulas práticas acontecem no laboratório que é o próprio empreendimento de quem estiver sendo orientado. É uma proposta de utilização de uma metodologia para controles financeiros. Portanto, há um método e há objetivos bem claros para serem atingidos com este trabalho.

O método é simples: é estabelecido como meta, o preenchimento completo e a análise dos resultados gerados por um painel de controle econômico-financeiro. E determinam-se todas as ações necessárias para que esta meta seja alcançada todos os meses.

Transversalmente são dadas orientações teóricas e comportamentais. A duração dele é que varia em função da velocidade do desenvolvimento de algumas competências por parte dos clientes.

O foco da consultoria é bastante concentrado no empreendedor, no seu comportamento e por isso o estágio de desenvolvimento do negócio não é um fator restritivo para o trabalho. Cada cliente aprende com o material que possui.

Você vai ter o seu painel

É importante ressaltar que a questão do planejamento é um foco bastante relevante deste trabalho, mesmo para empreendimentos que já existem há tempos. Para tanto, são feitas simulações de cenários com o painel de controle econômico-financeiro desenvolvido.

A nossa ideia é concentrar esforços e atenção na necessidade que nos propomos atender, ou seja, no desenvolvimento de competências que permitam ao empreendedor entender e aplicar a administração financeira em seu empreendimento.

E a capacitação se encerra quando nosso cliente se sente apto a tomar decisões com base em resultados de desempenho gerados por ações pessoais.

Outro aspecto relevante deste trabalho é que seu início depende da aceitação por parte do empreendedor de que a sua responsabilidade pessoal é determinante no sucesso da capacitação. Ou seja, sua atitude, seu comprometimento e sua persistência são muito mais importantes do que a técnica e as planilhas que são transferidas a ele.

A consequência desta exigência é que os trabalhos desenvolvidos com empreendedores que acreditam nisso têm tido êxito surpreendente.


Quer conversar mais sobre os detalhes da consultoria e instrutoria ProsperaZ? Fique à vontade para nos mandar uma mensagem

 

[contact-form-7 404 "Not Found"]

André Wehbe é dono de restaurante, franqueador, economista, consultor financeiro, conteudista do Sebrae Nacional e facilitador do Empretec desde 2002, oferece orientação técnica em Finanças com um viés comportamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *